Para a composição do recém formado Conselho Mirim cada turma, de todas as faixas etárias, adotou estratégias diferentes de escolha ou indicação. Compartilhamos aqui a vivência de eleição de algumas turmas do Infantil V.
TURMA DA PROFESSORA DANIELLE
Após assistirem o episódio "Eu Prometo" do Castelo Rá- Tim- Bum realizou-se uma roda de conversa em que as crianças debateram a finalidade de uma eleição e quais as competências de um Conselho Mirim na escola. Aqueles que desejaram participar da eleição como candidatos levantaram as mãos e seus nomes foram anotados. No dia seguinte, com a sala devidamente organizada, as crianças receberam cédulas e, seguindo a ordem alfabética, foram atrás da cabine secreta de votação e consultando a lista de nomes registraram o nome do candidato escolhido, dobraram a folha e depositaram na urna. Ao término, os ajudantes abriram a urna e contaram os votos que foram registrados na lousa pela professora.
TURMA DA PROFESSORA ALINE DANIELLE
A eleição desta turminha ocorreu através de cédulas. Cada criança selecionava o nome do candidato escolhido, na cabine secreta, e depositava seu voto na urna. Houve empate pela vaga de suplente, então a segunda votação foi aberta. Até quem não vocaliza teve direito a voto, garantindo assim a participação de todos.
TURMA DA PROFESSORA ANTÔNIA
Nesta turma foram tiradas fotos de todas as crianças que voluntariamente se candidataram como representantes. As crianças então construíram um gráfico de votação, indicando seus escolhidos ao adicionar uma bolinha, realizando a contagem ao final.
TURMA DA PROFESSORA ALINE
(MANHÃ E TARDE)
(MANHÃ E TARDE)
Após roda de conversa com as crianças sobre seus conhecimentos prévios do que é uma eleição, sua finalidade e procedimentos de escolha, elencou-se alguns itens importantes no perfil de alguém que deseja representar um grupo. Entre as indicações estava não ter vergonha de falar em público, ter boa memória para repassar para a turma o conteúdo da reunião, ter concentração para escutar, saber esperar sua vez de falar e seguir as regras e combinados. Todos os que desejaram concorrer a representante da turma no Conselho Mirim tiveram seus nomes escritos na lousa. Aproveitou-se o contexto para exploração das características dos nomes para facilitar as estratégias de identificação e anotação do candidato escolhido. Cada criança dobrou seu próprio voto e o depositou em um saquinho. Ao término deste processo, os votos foram abertos e contabilizados. A eleição teve outros desdobramentos: a partir do resultado criou-se um gráfico e uma tabela em que as crianças registraram e procuraram informações.
Com muitas aprendizagens e cientes da importância de suas vozes e interesses, todas as turmas demonstraram muito envolvimento e satisfação de terem seus representantes eleitos!
Turmas do Infantil V das Professoras Aline (Manhã e Tarde), Aline Danielle (Tarde),
Antônia (Tarde) e Danielle (Tarde).
Nenhum comentário:
Postar um comentário