sexta-feira, 20 de julho de 2018

A CAIXA DO BELELÉU

Tudo começou quando apareceu na parte de cima dos armários uma caixa misteriosa! Olhando pelo ângulo de baixo era possível perceber que havia algo dentro. Surgiram muitos palpites sobre o que seria. Mas, nada como observar de perto para ter certeza e quando desci a caixa, pasmem, lá estava o Beleléu! Para quem não conhece trata-se de  uma personagem criada pelo autor e ilustrador Patrício Dugnani inspirado na convivência com seus filhos, a quem dedica todos os livros da sua coleção. As crianças se tornaram fãs do autor e da personagem sapeca. Sabe quando some alguma coisa e dizem que foi para o beleléu? Aonde há coisas espalhadas e desorganizadas o Beleléu adora passar... Mas, se não tiver bagunça, nada de sumiços. 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS


Mas, o Beleléu não estava sozinho. Junto com ele estava um patinho de borracha. Seria de alguma sala do Aldino ou de alguma das casas que circundam a escola? Estaria perdido por aí e o Beleléu pegou?


Todos ficaram radiantes com a visita do Beleléu e seu patinho.


Recolocamos a caixa no local onde encontramos. Todos ficaram curiosos para saber se o Beleléu continuaria lá no dia seguinte. Realmente, ele permaneceu e trouxe mais alguns objetos. Durante vários dias todas as vezes que abríamos a caixa lá estavam os objetos dos dias anteriores e mais alguns. As turmas ficaram muito envolvidas em acompanhar a evolução da quantidade de objetos.


No 10° dia o Beleléu trouxe 10 cuequinhas para a caixa. Experimentamos alguns modelos para descobrir se tinha alguma do tamanho dele. 


Quando a caixa já estava cheia registramos em um cartaz o histórico dos objetos que surgiram a cada dia. 



O próximo desafio foi descobrir quantos objetos havia no total. Todas as crianças fizeram suas estimativas antes da contagem final consultando a tabela numérica.

 

Hora de verificar o resultado. Todas as estimativas foram lidas antes da contagem e conversamos se achavam que alguém tinha acertado ou ao menos se aproximado da quantidade. Várias reflexões matemáticas interessantes sobre quantidades que consideraram exageradas, outros em que estimaram pouco. 


E depois da contagem final constatamos que a somatória foi 55 brinquedos. Na turma da manhã a estimativa mais próxima foi 57 e na turma da tarde 58. 


Este Beleléu colocou todo mundo para pensar ludicamente e matematicamente!

Turmas do Infantil V da Professora Aline (Manhã e Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caça aos Mosquitos

Professora Lidia e Cuidadora Bianca