quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

RETROSPECTIVA 2018: A MORTE DO PASSARINHO

Em um dos canteiros de horta, especificamente o que tem a goiabeira, foi encontrado um passarinho morto. Minha turma da manhã observou a cena com comoção e bastante curiosidade em saber o que tinha acontecido. Ficaram encantados principalmente com sua chamativa coloração azul. O corpo do pássaro permaneceu até o período da tarde, quando com minha outra turma resolvemos fazer o enterro do passarinho. A Soninha e a Conceição acompanharam o cortejo fúnebre e reforçaram o coro de músicas tristes, apropriadas para a ocasião.












No dia seguinte, a turma da manhã quis conhecer o local onde havíamos enterrado o pássaro.


Aproveitando o grande interesse demonstrado pelas crianças, juntos fizemos um cartaz com hipóteses sobre a morte do passarinho. Surgiram as mais variadas ideias.



Em outra etapa, avaliamos cada uma das hipóteses para verificar o nível de probabilidade e verossimilhança (as que eram possíveis e aquelas que eram muito improváveis ou longe da realidade). Entre tantos itens levantados anteriormente, poucos foram mantidos como possíveis causas da morte do passarinho. 


Mas, as dúvidas sobre a identidade do passarinho permaneceram e foram alvo de uma pesquisa investigativa. Na Biblioteca, antes de realizar a pesquisa na internet, fui anotando o que as crianças desejavam descobrir, tópicos para orientar nossas buscas. Entre tantas curiosidades queriam saber se ele tinha morrido criança, adolescente ou adulto, de que espécie era, se tinha nome científico ou apelido, se era macho ou fêmea, etc. Utilizando este roteiro procuramos sites especializados em pássaros e fui anotando as descobertas. Além de descobrirmos sua identidade, conseguimos até escutar o som do seu canto. Pelo tamanho que a espécie alcança (17 centímetros) verificamos que o pássaro encontrado na escola não tinha chegado ainda a vida adulta. 










Em outro momento, retomamos todas as informações obtidas na pesquisa e sistematizamos em um cartaz. 








CARTAZ DA TURMA DA MANHà
(ANOTAMOS O ITEM "TEMPO DE VIDA" QUE NÃO FOI ENCONTRADO EM UM PRIMEIRO MOMENTO, MAS AS CRIANÇAS QUISERAM MANTÊ-LO NO CARTAZ PARA PROCURAR DEPOIS EM OUTRAS FONTES)


CARTAZ DA TURMA DA TARDE



Nesta pesquisa as crianças descobriram também que uma das principais causas de morte de passarinhos é o consumo de chicletes. Eles pensam que é alimento (confundem com frutinhas), comem e acabam sufocando ou engasgando com o chiclete que gruda em seus biquinhos por dentro. Manifestaram o desejo de compartilhar esta informação e partiu deles a iniciativa de fazer um outro cartaz, agora para divulgar o que aprenderam e alertar as pessoas. Mais uma vez nos reunimos para produzir um texto coletivo.









As crianças até encontraram, no gramado, um ovo com características muito similares aos botados pelas mamães Sanhaço de Papo Amarelo. Infelizmente, estava furado, com indícios de que nada havia se desenvolvido ali. Nem preciso dizer que as ideias multiplicaram-se pensando no mistério do ovo vazio... E assim as aprendizagens vão se construindo, pela curiosidade que nos move!



Turmas do Infantil V da Professora Aline (Período da Manhã  e da Tarde)










3 comentários:

  1. Parabéns à(s) professora(s) pelo encadeamento da pesquisa sobre o sanhaço, principalmente por transformar um acontecimento ruim ou natural em curiosidade, aprendizagem e prestação de serviço!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o trabalho que vocês fizeram

    ResponderExcluir