Brincar é preciso, pois é brincando que as crianças conhecem o mundo ao seu redor, se comunicam e se inserem em um contexto social.
“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.” (Lev Vygotsky)
Em nossa rotina são diversas as brincadeiras propostas ou iniciadas de acordo com os interesses das crianças: Vivo-morto, salão de beleza, corrida de carros, construções com blocos de montar e etc. Além dessas são várias as brincadeiras com areia, folhas, frutos e sementes que, no parque, se transformaram em deliciosas comidas e bebidas, feitas com muito carinho, que sempre são oferecidas para a professora degustar.
BRINCADEIRAS NO PARQUE
Construções com areia no parque.
BRINCADEIRAS NA SALA
Corrida do Saci
Brincadeiras diversificadas na sala
E é claro que não podiam faltar as brincadeiras cantadas e as brincadeiras de faz de conta com os personagens favoritos da turma: o lobo mal e a bruxa.
Brincadeira cantada Estátua diferente
Brincando de lobo mal
Embora sejam muitas as experiências vivenciadas durante as brincadeiras, a turma também exercitou a imaginação, a criatividade e a criação nos momentos de apreciação e de produção com a massinha de modelar, no desenho em diferentes suportes e riscadores, na pintura, bem como na seleção e construção com elementos da natureza.
Desenho coletivo com canetinha
O jacaré (pintura com pincel e tinta guache)
Apreciando as flores
Conhecendo e explorando os instrumentos musicais
A brincadeira é a forma natural de potencializar as aprendizagens na escola da infância. Com tempo e a organização de contextos significativos para a exploração, a investigação, a imaginação, a criatividade e a criação, as brincadeiras vão se tornando experiências com sentido e significado para as crianças, possibilitando que elas possam expressar suas ideias, desejos, sentimentos e conhecimentos de forma mais autônoma.
Fotos e texto Professora Angélica
Nenhum comentário:
Postar um comentário