quinta-feira, 26 de maio de 2022

BRINCANDO SE APRENDE: AS VIVÊNCIAS DO INFANTIL IV-C

Brincar é preciso, pois é brincando que as crianças conhecem o mundo ao seu redor, se comunicam e se inserem em um contexto social.

“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.” (Lev Vygotsky)

Em nossa rotina são diversas as brincadeiras propostas ou iniciadas de acordo com os interesses das crianças: Vivo-morto, salão de beleza, corrida de carros, construções com blocos de montar e etc. Além dessas são várias as brincadeiras com areia, folhas, frutos e sementes que, no parque, se transformaram em deliciosas comidas e bebidas, feitas com muito carinho, que sempre são oferecidas para a professora degustar.

BRINCADEIRAS NO PARQUE

Construções com areia no parque.

BRINCADEIRAS NA SALA

Corrida do Saci

Brincadeiras diversificadas na sala

E é claro que não podiam faltar as brincadeiras cantadas e as brincadeiras de faz de conta com os personagens favoritos da turma: o lobo mal e a bruxa.

Brincadeira cantada Estátua diferente

Brincando de lobo mal

OUTRAS LINGUAGENS TAMBÉM ESTÃO PRESENTES NO NOSSO DIA A DIA.

Embora sejam muitas as experiências vivenciadas durante as brincadeiras, a turma também exercitou a imaginação, a criatividade e a criação nos momentos de apreciação e de produção com a massinha de modelar, no desenho em diferentes suportes e riscadores, na pintura, bem como na seleção e construção com elementos da natureza.

Desenho coletivo com canetinha

O jacaré (pintura com pincel e tinta guache)

Apreciando as flores



Conhecendo e explorando os instrumentos musicais

A brincadeira é a forma natural de potencializar as aprendizagens na escola da infância. Com tempo e a organização de contextos significativos para a exploração, a investigação, a imaginação, a criatividade e a criação, as brincadeiras vão se tornando experiências com sentido e significado para as crianças, possibilitando que elas possam expressar suas ideias, desejos, sentimentos e conhecimentos de forma mais autônoma.

Fotos e texto Professora Angélica







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BORBOLETA DO MANACÁ

Acessem os vídeos :  A BORBOLETA DO MANACÁ - parte 1                                   A BORBOLETA DO MANACÁ - parte 2