Os piões fizeram sucesso entre as crianças, desde o tradicional em madeira até as versões em outros materiais. Aproveitando o interesse da turminha, realizamos a "Batalha dos Piões".
A primeira etapa foi realizar as inscrições nas equipes. A batalha teria o desafio da cronometragem do tempo individual e também a somatória do tempo de giro por equipe. Na turma da tarde, na equipe número 6 estava faltando um jogador para se igualar a quantidade de crianças das outras equipes. As próprias crianças encontraram a solução para este impasse, disseram que eu também poderia participar como jogadora. Entrei na batalha!
Utilizando o cronômetro do celular marcamos o tempo de giro de cada participante.Cada criança registrou seu tempo.
Primeiro analisamos o tempo de giro do pião individual. As crianças que conseguiram fazer o pião girar por mais tempo, de cada equipe, destacaram seus nomes e tempo registrado.
A próxima etapa foi avaliar o desempenho das equipes. Somamos o tempo utilizando a calculadora do celular.
Com os tempos devidamente somados e comparados, as crianças identificaram a posição que cada equipe ficou. Também analisamos e registramos, no quesito individual, o que as próprias crianças classificaram como maior ou menor tempo de giro.
Todos os dados foram organizados em tabelas no programa Word do computador e todas as análises que fizemos no decorrer da batalha retomamos em outro momento.
Essas turminhas amam brincar e aprender ao mesmo tempo! Todos entenderam que o mais importante foram as aprendizagens e conhecimentos matemáticos que colocaram em ação. Todos sentiram-se vencedores e muito mais espertos!
Turmas do Infantil V da Professora Aline ( Manhã e Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário