domingo, 22 de outubro de 2017

BIBLIOTECA REFORMADA E OFICIALMENTE DENOMINADA - EMOÇÃO EM UMA MERECIDÍSSIMA HOMENAGEM!


A Biblioteca Interativa da escola foi recentemente reformada e para celebrar esta conquista e concretizar uma iniciativa idealizada e "batalhada" há anos, realizou-se a cerimônia oficial de denominação em homenagem à saudosa professora Rosemary Mira Ornellas de Rosa. 


Deixar o espaço acessível e agradável exigiu bastante dedicação e empenho da equipe de gestão, funcionários da equipe de apoio e das oficiais de escola. A decoração especial para o evento ficou um primor!


O momento da homenagem foi de grande emoção! Todos os presentes ficaram emocionados com a trajetória exemplar e inspiradora desta grande profissional e amiga que deixou saudades em todos que a conheceram. Foi um dia de reencontros também, vários profissionais que conviveram e trabalharam com a homenageada compareceram para prestigiar o evento. A presença de familiares, do marido Júlio e do filho Luiz Henrique (o filho Carlos Eduardo, atualmente, não mora no Brasil) foi emblemática e tornou este momento ainda mais especial e significativo



Compartilhamos alguns momentos desta cerimônia:

                            
 
                           
                                    

Mesmo os que não conheceram a Professora Rose pessoalmente, mas que amam nossa biblioteca e que em diferentes épocas se dedicaram a ela, reconhecem que não havia nome melhor para denominar um espaço tão importante e encantador.

Terminamos esta postagem deixando a biografia da nossa querida e saudosa patronesse.


Biografia de ROSEMARY MIRA ORNELLAS DE ROSA



No dia 06/07/1959, nascia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, Capital,  Rosemary Alves Mira, filha de Vera Lúcia Alves Mira. Foi criada por sua mãe até o primeiro mês de vida e, após,ficou  aos cuidados da família do Sr. GENTIL XAVIER DE PAIVA e sua mulher   MARIA JOANA DE SOUZA PAIVA.
Família de Religião Católica e pais de mais três filhos, acolheram-na com muito amor e tornaram-se pais e irmãos de criação da pequenina Rosemary.
Tornando-se a princesinha da casa, era tratada por todos como uma boneca, pois era a caçula da família.
Iniciou sua formação no Colégio NOSSA SENHORA DA MISERICORDIA, na cidade de Osasco/SP,onde ficou até 1968, quando sua mãe Vera Lúcia, quis retomar os cuidados da pequena Rosemary.  Com o objetivo de  garantir uma formação educacional mais adequada, sob seu ponto de vista, optou por matriculá-la em um internato católico, o Colégio Santa Marcelina, na cidade de Botucatu/SP, onde permaneceu dos 9 aos 13 anos de idade.
Lá a disciplina era rígida, aulas regulamentares das disciplinas do Ginásio ( 5ª a 8ª série), somadas às aulas de piano, bordado, costura, etiqueta, culinária, indispensáveis para filhas de famílias da alta sociedade, que vislumbravam apenas o casamento, como futuro para suas vidas.
Em 1972, então com 13 anos de idade, retornou ao convívio de sua mãe biológica e passou a morar com ela na cidade de São Paulo, mas mesmo assim, mantinha muito contato com seus pais e irmãos de criação , dos quais sempre falava com muito carinho.
Concluiu o Ensino Fundamental, antigo Ginásio, no ano de 1974, no Ginásio Nossa Senhora da Misericórdia, localizado em Osasco/SP. Logo depois, de 1975 a 1978 estudou na Escola Estadual de Segundo Grau “Antonio Raposo Tavares”, na mesma cidade, na qual cursou o Magistério, carreira esta escolhida com muita determinação, pois ser professora era seu desejo. Nesta escola formou-se tornando a ser Professora.
Enquanto cursava o Magistério, aos 16 anos conheceu  Júlio César de Rosa e então passaram a namorar. O namoro evolui para o noivado e depois para o casamento, que ocorreu em Maio de 1979.
Deste casamento tiveram dois filhos: Luiz Henrique Ornellas de Rosa, nascido a 15/10/1982 e Carlos Eduardo Ornellas de Rosa, nascido a 24/10/1984.
Seu primeiro trabalho como Professora Primária foi no Colégio Regina Mundi, situado na Vila das Mercês – São Paulo/SP, onde permaneceu de 1979 a 1982. Em 1980 prestou Concurso Público para Professora de Educação Infantil na Prefeitura de São Bernardo do Campo, e passando veio a fazer parte do quadro de Professoras da NEI (Núcleo de Educação Infantil ) do Jardim Farina, desde a sua inauguração.
Trabalhou em outras escolas da rede municipal, entre elas na EMEI Aluísio de Azevedo, como professora de jornada dupla (trabalhava em período integral, com duas turmas), mas fez da EMEI Aldino Pinotti sua segunda casa, prestando serviços nesta escola durante 30 anos, de Outubro de 1980 a Março de 2010 quando, enfim, aposentou-se .
Como sempre se preocupava em aprimorar seu trabalho junto aos pequenos. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela Prefeitura, participava de Congressos de Educação, etc., visando poder melhorar seu desempenho profissional junto aos seus pequeninos alunos, colegas de trabalho e comunidade do entorno da escola.
Teve atuação determinada para a criação de cursos focando a inclusão de crianças com necessidades especiais, o que a levou a se aperfeiçoar mais como profissional, pois o desafio que se levantava era muito grande, e para melhor enfrenta-lo, no período de 1998 a 2000 fez Pedagogia e, logo após, ingressou na  Pós Graduação, cursando Psicopedagogia Institucional – na Faculdade de Educação “ São Luís” , localizada em Jaboticabal/SP,  em 2001.
Assim, passaram-se  30 anos de jornada na Educação Infantil, sempre mostrando-se muito preocupada com o trabalho, especialmente  no trato à crianças portadoras de necessidades educacionais especiais, dedicando-lhes especial carinho e atenção , sendo muito elogiada por familiares que a procuravam na escola para agradecer-lhe por seus empenho com seus filhos.
Gostava de ser chamada de Professora Rose, e ainda hoje a EMEB Aldino Pinotti recebe seus ex-alunos, agora pais de alunos que vêm matricular seus filhos na nossa escola e perguntam por ela, pois foram seus alunos nos anos 80 e 90, e com certeza, têm boas recordações da infância ao lado dela.
Em 2009 foi homenageada por um destes seus alunos especiais que, agora restaurado e livre de suas deficiências, lançou um livro com sua biografia, pois ele era uma criança com hidrocefalia grave e que obteve a cura, tornando-se um jovem saudável. Neste processo de construção de sua identidade, e de suas vitórias pessoais sobre a doença, fez referências à dedicação da Professora Rose, que o fez enxergar suas capacidades e o estimulou a continuar sua vida estudantil.
Ao aposentar-se em 2010, passou a viver para sua família e dedicar-se  à administração do condomínio onde viveu desde 1982, importando-se com seus vizinhos e comunidade. Convertida a religião Evangélica, congregava na Igreja Batista Central, na cidade de Santo André/SP, desde o ano 2.000.
Em Julho de 2012 precisou passar pelo médico, pois apresentava sinais de dificuldade respiratória; nos exames realizados, foi descoberto um câncer na pleura do pulmão direito, de tipo raro e muito agressivo, e veio a falecer em 31 de Março de 2013.
A Professora, mãe, esposa e amiga Rose, deixou nossos corações cheios de saudades e lembranças de sua dedicação, amor e solidariedade que manifestava em tudo o que fazia.


Equipe da EMEB Aldino Pinotti

2 comentários:

  1. Momento lindo, muito emocionante para nós que conhecemos nossa Rosemary ...
    Texto e postagem do evento lindos, tocantes!
    Obrigada pela dedicação com nosso Blog, Aline!
    Stela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo retorno positivo e pela parceria de sempre, Stela!

      Abraço, Aline.

      Excluir