quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

RETROSPECTIVA 2019 - PRINCESAS, PRÍNCIPES, HERÓIS, HEROÍNAS, CLÁSSICOS DA LITERATURA : INSPIRAÇÕES CRIATIVAS PARA A TURMA DA PROFESSORA AMÉLIA

Um dos clássicos da Literatura Infantil mais apreciados pela turma do Infantil IV, da Professora Amélia, foi "Os Três Porquinhos". Tiveram acesso a várias versões da história contada através de diversos recursos como fantoches, livros e vídeos. Em grupo, as crianças também recontaram a história e elaboraram um texto coletivo. Aguçando ainda mais a potência criativa de seus alunos a Professora Amélia questionou: "Que tal criarmos um vídeo para que as outras crianças e as famílias pudessem conhecer a história também?" A ideia animou a turma e diante de várias sugestões surgiu a ideia de criaram os personagens com massinha de modelar, aliás, um recurso que as crianças adoram! Juntos decidiram quem narraria cada parte da história e assim, desde o princípio da proposta as crianças participaram ativamente, como dizem popularmente, colocaram a mão na massa, exercendo assim o protagonismo infantil. Acompanhem algumas etapas do processo que culminaram no vídeo.








VÍDEO: "TRÊS PORQUINHOS"
(CLIQUE PARA EXIBIR)



Outro momento significativo da trajetória da turma foi a colaboração na decoração do ambiente para a Mostra Cultural. Fizeram coletivamente desenhos sobre o tema que estavam apresentando (princesas, príncipes, heróis e heroínas) e depois finalizaram pintando com guache. A escola ficou belíssima ocupada com produções feitas genuinamente pelas crianças.










Enfim, foi um ano em que as crianças vivenciaram experiências únicas de protagonismo e aprendizagens inesquecíveis!

Turma do Infantil IV da Professora Amélia (Período da Manhã)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caça aos Mosquitos

Professora Lidia e Cuidadora Bianca