sábado, 2 de setembro de 2017

REUNIÃO PEDAGÓGICA FORMATIVA: PERCURSO CRIADOR COM ELEMENTOS DA NATUREZA

Estudar, planejar, explorar e vivenciar possibilidades são etapas de um processo necessário para qualificar e aprimorar nossas práticas e ações pedagógicas. Na Reunião Pedagógica do dia 01/09 (sexta-feira) vivenciamos etapas construtivas de um percurso criador envolvendo elementos naturais presentes no ambiente da área externa da escola.  

Como referência inspiradora apreciamos uma reportagem do programa Expedições "O Grito da Natureza" com o artista polonês, naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg. Suas esculturas e obras reutilizando elementos da natureza destruídos e danificados pela ação predatória e brutal do homem são reconhecidas internacionalmente. Um ativista contra a destruição da vida, engajado em questões ambientais e ações de recuperação e preservação, cuja história e propósito de vida realmente inspiram e provocam diversas reflexões.

Clique no vídeo para reproduzir.

Nutridas com a perspectiva filosófica, ambiental e artística de Frans Krajcberg passamos a etapa de coleta de materiais no entorno da escola. A regra era selecionar elementos naturais que já estivessem soltos no ambiente, sem arrancar, nem danificar o que estava íntegro.

(Clique na foto para ampliar a imagem)


No recém-estruturado Ateliê de Artes, todos os materiais foram expostos e em grupos a proposta foi planejar, compor, ensaiar e produzir uma obra com os elementos naturais, agregando também recursos disponíveis no espaço do Ateliê.


Diante de materiais tão envolventes e sugestivos, os grupos produziram obras criativas. O entusiasmo e envolvimento de todos era nítido!



Após o processo criativo prosseguimos com a apreciação e reflexão sobre os objetivos, conteúdos e saberes construídos a partir de uma proposta com elementos naturais e tridimensionais. Se os adultos ficaram encantados, imagine as crianças! As obras serão expostas para apreciação delas também.


A etapa final foi nomear as obras produzidas: mais uma possibilidade de exercício de reflexão, autonomia e protagonismo. 

O encerramento do encontro foi com a emocionante cena da série "Doctor Who" em que Vicent Van Gogh é conduzido ao futuro e contempla o impacto de suas obras na História da Arte (reconhecimento e valorização que infelizmente não obteve em vida). 

Clique no vídeo para reproduzir.


Que saibamos apreciar, valorizar e preservar as belezas e preciosidades que temos em nossas vidas e no nosso planeta antes que acabem e pertençam apenas ao campo das lembranças, antes do arrependimento de não ter expressado ações e emoções quando ainda era possível fazer algo para reconhecer ou modificar...

"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado e o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se pode comer". (Greenpeace). 

                                  Equipe da EMEB Aldino Pinotti.






2 comentários:

A caça aos Mosquitos

Professora Lidia e Cuidadora Bianca