terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O ANTES, DURANTE E APÓS O PASSEIO AO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

E finalmente, na quinta-feira dia 07 de dezembro, nosso passeio aconteceu! O Plano A era o SESC Itaquera, mas bem no dia agendado as condições climáticas não estavam favoráveis. Não houve possibilidade de reagendamento, então partimos para o Plano B: fazer um passeio em um local igualmente legal e a opção mais viável foi o Zoo de São Paulo. 


As crianças participaram do planejamento do roteiro do passeio. Cada criança escreveu pelo menos três animais que gostariam de ver no zoológico. Os mais citados fariam parte do roteiro. Os mais queridos da turma foram leão, girafa e macaco. 





Após escreverem os nomes dos bichos as crianças consultaram o mapa para buscar informações e verificar a localização dos animais preteridos.















E quando chegou o grande dia todos ficaram felizes que o clima estava agradável e sem chuva!


As crianças também tiveram uma pauta de observação para o passeio. Combinamos que todos deveriam observar como os animais viviam no zoológico, o comportamento deles (se pareciam estar bem ou não, tranquilos ou agitados, felizes ou tristes), o espaço disponível e a estrutura dos seus recintos, entre outras coisas.


Um dos tratadores que alimentam os felinos mostrou para nós uma de suas refeições.


Tantos olhares, tantas curiosidades!


 Aquela pausa para um lanchinho é sempre bem vinda!




Abastecidos de energia prosseguimos na caminhada e observações.











 Aqui estamos analisando no mapa o trajeto que percorremos.




 Antes de ir embora, mais uma pausa para o lanche.





 Compartilhamos com vocês alguns cliques dos bichos:
                                 



Um vídeo do nosso esconde-esconde com a girafa:



Aqui os jabutis gigantes estão protegendo suas frutas dos urubus. 





O tigre siberiano estava dormindo de barriga para cima e fazia movimentos como se estivesse sonhando.





Olhem que engraçado esta fila de tartarugas!

Mais um vídeo, agora com a turminha soltando a voz:



Só conseguimos fazer nossa Roda de Conversa sobre o passeio na segunda-feira (11/12), pois na sexta-feira (08/12) foi o dia da Reunião com Pais e Responsáveis. As crianças gostaram muito do passeio, mas perceberam que os animais do zoológico não são tão felizes quanto os que estão soltos na natureza que tem liberdade de passear para onde querem, procurar a própria comida e companhia. As crianças repararam que a maioria dos recintos possuem brinquedos e estruturas para os animais se distraírem e brincarem. Disseram que os animais que pareciam mais tristes e estressados eram os que estavam sozinhos. Estar em grupo e interagir realmente traz felicidade! Os macacos foram considerados os mais felizes do zoológico, principalmente os que moram nas ilhas do lago. No entanto, consideraram que se não fossem os zoológicos dificilmente conseguiríamos ver de perto animais de todas as partes do mundo. Muitas espécies que ali estão encontram-se ameaçadas de extinção, são sobreviventes de resgastes e não tem condições de retornar ao seu habitat natural.

Enfim, um passeio divertido com muitas reflexões e aprendizagens!

Turmas do Infantil V da Professora Aline (Período da Manhã e da Tarde) com o apoio da Elis (Vice-Diretora), Elisângela (Professora) e Karina (Mãe do Renan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caça aos Mosquitos

Professora Lidia e Cuidadora Bianca