No decorrer do projeto "Brinquedos e Brincadeiras: Escola Espaço do Brincar" um dos jogos mais apreciados pelas crianças foram os quebra-cabeças. No entanto, constatamos que o acervo da escola necessitava de reposição, havia poucas opções de jogos completos (trata-se de um brinquedo que perder uma peça afeta a composição do todo). Então, a pedido das crianças solicitei à diretora Stela que, se possível, investisse na compra de quebra-cabeças com temas variados e com diferentes níveis de dificuldade. Todos vibraram quando nosso pedido foi atendido!
A primeira etapa foi organizar e categorizar os novos jogos. Observando as informações das caixas as crianças separaram os que tinham 48 peças, 60 peças e 100 peças e contaram quantos tinham de cada.
Perguntei as crianças como poderiam classificar o nível de dificuldade de montagem de acordo com o número de peças. Concluíram que os de 48 seriam nível fácil, os de 60 nível médio e os de 100 nível difícil. As turmas fizeram plaquinhas com estas informações para etiquetar a caixa dos quebra-cabeças.
Depois foi o momento dos desafios em equipes. Em cada nível, formaram-se equipes e usamos o cronômetro do celular para anotar quantos minutos cada equipe levaria para concluir a montagem. A formação dos grupos era variável e as crianças perceberam que para montar juntos era realmente necessário trabalhar em equipe, unir esforços em prol de um objetivo único. A sintonia da equipe refletia no tempo gasto para concluir a montagem. Algumas equipes, de acordo com o nível do desafio, demoraram um tempo considerável para montagem, mas o lema era não deixar o quebra-cabeça vencer. Quatro cabeças pensando e montando unidas tinham todas as condições de vencer o desafio proporcionado pelo quebra-cabeça. Já que o cronômetro tem a função pausa, parávamos a contagem do tempo e depois retomávamos em outro momento.
Ao final de cada desafio comparávamos o resultado e identificávamos a posição na tabela numérica.
Concluídos os três níveis de desafios (fácil, médio e difícil), hora de analisar os resultados e perceber semelhanças e diferenças.
Aprendizagens matemáticas e trabalho em equipe: empolgação do começo ao fim!
Turmas da Professoras Aline - Infantil V- Períodos da Manhã e Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário