Na segunda-feira do dia 04 de dezembro, no período da noite, realizou-se uma reunião com familiares das crianças do Infantil III. Para muitos será a primeira experiência escolar e pensando nesta especificidade a equipe gestora (Diretora Stela, Vice-Diretora Elis e Coordenadora Pedagógica Jéssica) forneceu referências e orientações importantes para facilitar a compreensão quanto à rotina das crianças na escola, a fim de transmitir segurança e favorecer a adaptação.
Veja alguns itens da pauta desta reunião:
- Agenda - meio de comunicação importantíssimo entre família e escola (é recomendado vistá-la diariamente).
- É necessário manter os contatos telefônicos sempre atualizados e informar números funcionais, que alguém realmente atenda (é importante comunicar alterações de números e retirar contatos que no decorrer do ano se tornarem inativos, visto que em caso de emergência ou necessidade de comunicação extra com a família estes contatos serão a alternativa).
- Desfralde e uso do banheiro com autonomia - ação imprescindível que as famílias precisam empenhar-se para favorecer o desenvolvimento das crianças e a adaptação escolar.
- Restrições alimentares - para adaptações de cardápio é necessário apresentar laudo médico.
- Período de Adaptação na Educação Infantil - horário alternativo nas primeiras semanas para favorecer a familiaridade com o ambiente e rotina escolar.
- Uso de medicamentos - preferível ajustar a administração em horários em que a criança não está na escola, mas caso este horário coincidir com o período de aula, nunca deixar a medicação na mão das crianças. O responsável deve entregar a medicação na secretaria, acompanhado da receita médica atualizada prescrita pelo médico, indicando na agenda os horários e a dose a ser administrada.
- Faltas - justificativas por meio de entrega de atestado médico e/ou comunicação na agenda.
- Roupas e calçados - precisam ser adequados favorecendo a autonomia e segurança das crianças. Após entrega do uniforme seu é recomendado.
- Carteirinha de Retirada das Crianças - item obrigatório, cuja ciência dos responsáveis se dá desde o ato da matrícula. Em caso de esquecimento, encaminhar-se à Secretaria para retirar uma Carteirinha Provisória.
- A divulgação das datas, listas e informações serão afixadas em cartazes no portão da escola e também aqui no blog (pinotticias.blogspot.com.br), a partir da última semana de janeiro.
Equipe da EMEB Aldino Pinotti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário