sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

SALADA, SALADINHA, BEM TEMPERADINHA - SABOREANDO O FRESCOR DAS FOLHAS VERDINHAS DE ALFACE!

As turmas das Professoras Aline (manhã e tarde), Fabiane e Marineide, no mês de outubro, fizeram uma parceria para cultivar mudas de alface partindo da sementeira. As crianças aprenderam de maneira prática que mesmo diante de empenho e cuidado, em algumas ocasiões, condições externas e alheias a nossa vontade podem alterar o resultado pretendido. Foi exatamente assim com as sementes: seguimos todas as orientações e procedimentos de cultivo, no entanto, a sementeira foi atingida por uma tempestade de granizo. Acreditamos que neste dia os compartimentos ficaram alagados e as sementes provavelmente boiaram e se espalharam por aí. Observando que passado o tempo previsto nada brotava constatamos que realmente não havia sobrado nenhuma semente para germinar. 

Compramos algumas mudas já crescidas dos vários tipos de alface pesquisados, em diferentes níveis de crescimento, assim as crianças observaram como seria o desenvolvimento caso o processo não tivesse sido interrompido devido ao imprevisto climático. As mudas foram plantadas no canteiro das Professoras Marineide e Fabiane. Não houve tempo necessário para o completo desenvolvimento das alfaces, mas as crianças tiveram a oportunidade de dividir e saborear uma bela salada na última semana de aula. As turmas reuniram-se e a salada foi literalmente devorada, todos experimentaram e a repetição foi livre, vários se fartaram, não sobrou nenhuma folhinha. Foi realmente como na canção popular: "Uma salada bem temperadinha", no nosso caso apenas com a medida certa de azeite e sal. Alguns comeram mais rápido que coelhos (eles também apreciam alfaces)! A prova real de que as crianças são capazes de gostar de verduras e de alimentos saudáveis, basta serem estimuladas e entender seus benefícios!



Turmas do Infantil IV das Professoras Fabiane e Marineide (Período da Manhã) e do Infantil V da Professora Aline (Período da Manhã e Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caça aos Mosquitos

Professora Lidia e Cuidadora Bianca